PESQUISA DE MERCADO DE QUADRINHOS

Seja bem-vindo à nossa pesquisa de mercado de histórias em quadrinhos.

:: ALVO
Qualquer pessoa, leitor ou não-leitor. Se você lê, ótimo, clique direto no link do formulário, responda as perguntas e envie para pessoas conhecidas que também não tem o hábito de ler quadrinhos. O objetivo da pesquisa não é apenas conhecer melhor o perfil do leitor brasileiro, mas saber também porque as pessoas que não lêem quadrinhos pararam de ler e nunca mais voltaram a ter o hábito, além de traçar o perfil delas.

:: REGISTRO DE INFORMAÇÕES
A nossa pesquisa NÃO PEDE INFORMAÇÕES COMO NOME, NÚMEROS DE DOCUMENTOS, ENDEREÇOS, E-MAILS OU QUALQUER OUTRA MANEIRA QUE POSSA IDENTIFICÁ-LO. As perguntas não possuem qualquer coisa que dê qualquer chance a identificar quem participa da pesquisa.

:: COMO RESPONDER
As perguntas foram divididas em três blocos:

Questões gerais (da 1 a 18) – devem ser respondidas por todos, independente de ser leitor ou não-leitor.

Questões para leitores (19 a 46) – se você não tem o hábito de ler histórias em quadrinhos atualmente, pule estas questões.

Questões para não-leitores (47 a 60) – se você é leitor de histórias em quadrinhos, ignore estas questões.

:: RESULTADOS
Os resultados serão divulgados no dia 18/12/2011. Não iremos manter os resultados em segredo conosco. A ideia é divulgar os resultados para todos a fim de que cada um – leitor, quadrinhista, editor ou qualquer outra pessoa interessada – possa interpretar esses dados a fim de entender melhor o público brasileiro e assim melhorar o mercado nacional.

:: AÇÃO
Então, não espere mais: divulgue para todas as pessoas que você conhece, peça para realizarem a pesquisa, independente de ser leitor ou não de HQs. Envie este post para o maior número de pessoas que você conhece, explicando a importância de tal pesquisa. Todos – não apenas nós – contam com você.

Para começar a pesquisa, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

PESQUISA ENCERRADA – RESULTADOS EM BREVE

Anúncios

12 Responses to PESQUISA DE MERCADO DE QUADRINHOS

  1. Estou torcendo por vcs.abraço.

  2. The Fool says:

    Muito bom gente, vou ver se repasso isso.

  3. Devidamente respondido e divulgado! Iniciativa boa a gente ajuda!

  4. pesquisa respondida! beeem interessante a iniciativa!
    abraços!

  5. Josival says:

    Gostei muito do questionário, e como leitor e colecionado de hqs não poderia deixar de responder. Indicarei a alguns amigos. Boa sorte na pesquisa. Valeu!

  6. Amanda says:

    Acho que faltou uma pergunta sobre como as leitoras mulheres se sentem com relação à representação das mulheres nas HQs (principalmente nas de super-herois…). No mais, acho que deveria ter uma opção “em branco” para algumas das perguntas.

    Abraços!

  7. Pingback: Participe: pesquisa sobre o mercado de quadrinhos | Blog do Oficina HQ (oficial)

  8. Thiago Alves says:

    Pessoal, divulguei a pesquisa no http://www.facebook.com/lojaalguma. Fanpage da nova loja virtual de quadrinhos que esta surgindo. Aproveito para sugerir que curtam a pagina, para ter noticias dessa nova loja que vem por ai.

  9. Poderiam ter informado que a pesquisa era EXCLUSIVAMENTE sobre super heróis. Assim eu nem perdia tempo respondendo. Quadrinho não é necessariamente super-heróis e é mais ou menos por isso que eu parei de ler. Chamar de quadrinho diferente o Spawn é sacanagem.

    Eu lia quadrinhos de super-heróis, europeus e belas histórias brasileiras. Quando as duas últimas acabaram e sobraram só os super-heróis, então parei de ler. O quadrinho americano é uma indústria focada em pré adolescentes. Eu cresci. Adoraria ler quadrinhos de qualidade, mas nõa consigo identificá-los. Compro uma revista pela bela capa, mas por dentro o desenho é irritante e o roteiro inexistente. Aí parei de me arriscar e jogar dinheiro fora. Parei.

  10. Luca Felix says:

    Sinceramente,
    Gostei muito da idéia deste projeto…mas acho que o mechading esta muito fraquin!
    Como já disse é uma idéia muito boa, mas para começar algo assim no Brasil penso que primeiro devemos resgatar alguns personagens já criados!
    Para preparar o território, informando o publico que HQ BRASILEIRO de super herois para que ele comece a se interessar!

    O mais importante é o contexto que o quadrinho tem que trazer, nos HQ americanos vemos histórias muito bem elaboradas, muitos com inspiração na história do país, linguagem nos balões deve sempre se pensada, pois nem todos gostam de gírias ou que personagens falem besteiras voltadas para o lado pornográfico.
    Seria interessante para um projeto como este ter uma ajudinha na equipe de alguém que conhece bem a história do Brasil, o lado socioeconômico, conheça a geografia do país, uma equipe que saiba da língua portuguesa a matemática.
    Para podemos saber quais as principais dificuldades do lado herói neste local;
    Quais conseqüências se ele revelar sua identidade?
    Será que para salvar vidas ele descumpre muitas leis?
    A impressa sensacionalista deixara a vida do nosso herói em paz? Mostraria este herói para a população como um herói ou um vilão?
    O clima e uniforme como tornar uma combinação perfeita?
    De onde vêem seus poderes, sua coragem para ser um herói, qual sua principal missão/dever?
    Porque ele lutar, onde treinou suas habilidades, como foi o inicio de sua história quando descobriu fazer o que faz?
    Sua vida particular, quem ele é… Como foi sua infância ou adolescência, convívio com conflitos familiares, paixões, estudos, dificuldades financeiras teve?
    Como aprendeu a lição de respeitar o próximo?
    Qual será o principal cenário das aventuras (Homem Aranha=Prédios/Batman=Noites Escuras)?
    Quem são seus vilões, porque são seus vilão, qual a história deste vilão, o que ele que, dinheiro, vingança, poder?
    A história também que valorizar heróis reais policiais, bombeiros, médicos, e outras profissões, pois eles ajudam também um super herói, e o herói os ajudarão a salvar vidas!

    Muitas questões devem ser pensadas, pois é HQ brasileiro, muitos colocaram defeitos em coisas bobas, a impressa poderá mandar criticas negativas… Compararão a realidade do Brasil (corrupção, saúde, escolas) com a HQ. Entre outros fatores. Deve se pensar em tudo, como fazer algo que integre o Brasil… Torço bastante para que tudo de certo, essas são algumas opiniões minhas… Espero que leiam e gostem!

  11. Vocês já têm resultados dessa pesquisa, há alguns meses realizada? Onde posso acessá-los? Desde logo, agradeço-lhes a prestimosa atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: