Zap! HQ para quem chega

Muita gente tem entrado no blog do Zap! HQ devido às aulas de roteiro e meio que “pegaram o bonde andando”. Dessa maneira, para o pessoal que nos visita faz pouco tempo, eis um texto para dizer o que o Zap! HQ é.

O Zap! HQ é um coletivo de roteiristas profissionais – Emílio Baraçal, Alexandre Dias e Carlos Eduardo Corrales – que visa criar séries para publicações nacionais e internacionais. Dessa forma, busca desenhistas, arte-finalistas, coloristas e letristas para tornar estas séries, realidade. Como profissionais, os três possuem contatos com editoras do Brasil e dos EUA, facilitando tal empreitada, pois conhecem os meios de como apresentar uma proposta a elas.

Essa iniciativa possui três linhas: Universo Zap! HQ, Zap! HQ Mangás e Zap! HQ X.

UNIVERSO ZAP! HQ

O Universo Zap! HQ é um universo fechado de personagens, onde vivem no mesmo mundo. São quatro séries: Anarquia, Cosmos, Os Bandeirantes e Arkanus. Todas elas se passam no Brasil.

Anarquia (escrito e criado por Emílio Baraçal e Carlos Eduardo Corrales): vigilante urbana, Adriana Katsumoto, descendente de japoneses, é a representação do sentimento de revolta do povo com seus governantes ao mesmo tempo em que ela “acorda” esse povo, fazendo-o se mexer para punir irregularidades do poder. Ela não investiga, combate e prende. Ela investiga, reúne as provas, divulga para o povo e instiga-o a condenar ou não o suspeito. Anarquia lida com a corrupção pública e privada e dá um tapa na cara da sociedade para que não fiquem mais alheios aos que seus “superiores” fazem com ela. Adriana teve sua vida manipulada pelo governo para fins nefastos e pretende dar o troco, além de retomar seu caminho.

Anarquia tem como ilustradora de capa a artista Cynthia França (saiba mais dela aqui). Já temos um desenhista para Anarquia que será anunciado assim que possível. Mais detalhes nessa entrevista para o site Soc! Tum! Pow!
clicando aqui.

Cosmos (escrito e criado por Emílio Baraçal): nos casos mais famosos de fertilização de mulheres por extraterrestres durante uma abdução, é de conhecimento desse meio que tais mulheres dão à luz em uma nave e levam o recém-nascido embora. Mas… e se dessa vez os alienígenas resolvessem permitir o parto na Terra e que a criança crescesse e se desenvolvesse aqui? Como seria essa criança? Esse híbrido? E mais, e se essa criança, com capacidades extraordinárias, resolvesse se revelar ao mundo, abalando a economia, as religiões e todas as outras características de nossa civilização? E se esse ser nascesse no Brasil, um dos países com o maior número de casos de ufologia no mundo? Esse é o mote por trás de um personagem que tenta levar luz ao mundo que o cerca.

Cosmos ainda não tem artistas atrelados.

Os Bandeirantes (escrito e criado por Emílio Baraçal): não é segredo que o Brasil é um dos maiores detentores de reserva energética do mundo, tendo recursos nas mais variadas formas de energia. Um exemplo é o pré-sal na Bacia de Santos. Depois que o petróleo acabar no Oriente Médio, para onde se voltará os olhos das nações mais poderosas? Não querendo descobrir, o governo brasileiro, através de desvios de dinheiro público – de maneira a colocar a culpa em opositores e testas-de-ferro – financia a criação de uma forma de defesa: Os Bandeirantes. Eles são um grupo militar secreto que foram alterados de todas as formas através das mãos de cientistas brasileiros em conjunto com um inusitado participante, o capturado ET de Varginha; que sem ter como escapar, acaba ajudando a construir o plano através de seu conhecimento tecnológico. Agora o Brasil tem alguma chance contra as ações de espionagem de outros países.

Os Bandeirantes ainda não tem artistas atrelados.

Arkanus (escrito e criado por Emílio Baraçal e Alexandre Dias): o Brasil é o país que tem o maior número de casos de sincretismo no mundo. Contando com povos do mundo inteiro que se misturaram das mais variadas formas, é natural que o mesmo acontecesse com religiões e outras teologias, desde as mais tradicionais até as consideradas por muitos como pagãs. Arkanus é um posto. Ele é o responsável por manter o mundo protegido de criaturas e seres mitológicos e fantásticos que infestam tais dogmas, sendo o protetor da magia. Um mineiro acaba de descobrir que é o novo Arkanus e precisa de qualquer maneira lidar com essa responsabilidade.

Arkanus tem artistas em negociação e espera-se que um anúncio seja feito o mais breve possível.

Uma vigilante urbana. Um ser cósmico. Um grupo de defensores. Um protetor místico. Com esses personagens, o Universo Zap! HQ pode contar quaisquer tipos de histórias, passando por suspenses e tramas detetivescas até a ficção científica ou terror. O melhor de tudo é que embora seja no mesmo universo, o leitor não precisará acompanhar todas – ou mesmo só uma – as séries para entender tudo que se passa. Claro que será melhor – e mais divertido! – conforme for maior o número de séries que o leitor acompanhar.

ZAP! HQ MANGÁS

Como nos mangás, toda série tem um começo, meio e fim. Esta iniciativa visa criar séries que não tenham interligação alguma entre si, sendo completamente independentes. Mais uma vez, o time de roteiristas do Zap! HQ envolve-se na criação de histórias ao estilo mangá que demandam a participação de artistas desse estilo artístico.

A primeira – e única, por enquanto – série do selo Zap! HQ Mangás chama-se Cikatro. Criada por Emílio Baraçal e Victor Negreiro (conheça mais sobre o rapaz clicando aqui), mostra a vida de Eric Montenegro, um ex-assassino profissional que durante muito tempo foi o melhor em sua área. Por diversas razões, busca redimir-se de seu passado e a grande chance aparece quando um misterioso bem-feitor diz – e prova – que pode fornecer a ele os meios de conseguir o que quer. Porém, antes, um serviço precisa ser feito. Eric precisa proteger a todo custo a mulher que dará a luz ao Anticristo, de acordo com profecias milenares. Aceitando o trabalho, Eric combaterá organizações que possuem planos obscuros para a criança. Primeiro, Os Templários. Essa ordem de cavaleiros religiosos jamais foi extinta, tornando-se secreta há séculos. Após as Cruzadas, seu objetivo mudou, tendo tudo a ver com a preparação para o Apocalipse. A Nova Ordem Mundial é uma organização sinistra que possui o controle do mundo e a vinda do Anticristo faz com que ela tenha que lidar com um possível opositor… ou aliado. O Horóscopo Chinês é um coletivo de assassinos profissionais que está atrás de Eric por motivos desconhecidos. A Cabala é a entidade mística que organiza os conhecimentos mágicos secretos de posso do Homem e está em guerra civil. Um lado crê que o Anticristo não deve existir. O outro lado crê que poderá educá-lo para o bem, fazendo com que seus conhecimentos e poderes sirvam a boas causas. Por fim, o Reino do Inferno quer e precisa que o Anticristo torne-se uma realidade. Como Eric combaterá todos eles? Isso é que Cikatro responderá.

Outras séries ao estilo mangá serão futuramente desenvolvidas.

ZAP! HQ X

O Zap! HQ X é o selo onde qualquer história pode ser contada, em qualquer formato, de forma independente, ou seja, uma não tem ligação com a outra; sendo mais voltada para edições únicas, graphic novels ou minisséries.

O selo ainda não possui nenhuma série em desenvolvimento.

O PROCEDIMENTO

O Zap! HQ, devido a ser formado por roteiristas profissionais, sabe como funciona o relacionamento entre criadores e editoras. Através de todo o processo desse relacionamento, com a criação de pitch – documento de apresentação de projeto – para cada uma das séries visando os processos de negociação que cada editora possui, tem como transformar tudo isso em realidade. Mas depende apenas de você, artista. Artistas tem aos montes. Roteiristas são difíceis de achar. Estamos aqui. Apareçam. Entrem em contato conosco.

O Zap! HQ é também um celeiro de artistas. Conosco, os artistas poderão, através de nossas criações, refinar sua arte, treinar seus dons e conhecimentos, lapidar suas capacidades. Tudo ao mesmo tempo em que são publicados. É um ótimo meio de testar estilos e soluções para sua arte de modo a estar mais capacitado quando entrar em contato com editoras estrangeiras. Temos contato com um agente de talentos que conta com escritório no Brasil. Após melhorar seu trabalho ao participar do Zap! HQ, que tal ser apresentado – e quem sabe, agenciado – a ele? Essa é a idéia: dar a chance ao artista novato de ser um artista melhor através de nossas séries e, estando pronto, catapultá-lo para o mercado americano através do trabalho dessa agência. Mais detalhes em breve.

AULAS DE ROTEIRO

Em nosso blog publicamos gratuitamente um curso de roteiro online voltado não só para as histórias em quadrinhos, mas também cinema, TV, teatro e literatura. O leitor – futuro quadrinhista ou não – de nosso blog poderá copiar todo o conteúdo das aulas sem problema algum, podendo, se quiser, juntá-lo todo em um único documento, formando um livro de roteiro.

Essas aulas visam ajudar a fomentar o mercado de roteiristas. De 100% da população brasileira, apenas uma pequena porcentagem tem o hábito de leitura. Dessa porcentagem, uma outra porcentagem menor ainda se interessa em ser roteirista e/ou escritor. E dessa outra porcentagem, há uma porcentagem menor ainda que são as das pessoas que buscam se educar para isso. E dessas pessoas, apenas uma outra porcentagem consegue se estabelecer no mercado. E dessas que conseguem, apenas um grupo seleto tornam-se realmente bons. Artistas temos aos montes. Precisa-se mesmo é de roteiristas.

Ser roteirista não é fácil e, para muitos, é uma profissão cujas características são desconhecidas. As aulas de roteiro tem o intuito de ajudar no aparecimento de novos talentos, da mesma forma que tutoriais artísticos fazem pelos artistas.

O contato para qualquer assunto pode ser feito através do e-mail contato.zap.hq@gmail.com

Procedimentos de envio de seus trabalhos podem ser vistos nos seguintes links:
Aos quadrinhistas aspirantes
Apresentando sua arte

Isso é o Zap! HQ.

Anúncios

4 Responses to Zap! HQ para quem chega

  1. mrtoledo says:

    Olá!
    Sou um dos visitantes (assíduo) que encontrou aqui um excelente material sobre roteiro. Sua explicação sobre o Zap! HQ esta muito legal, parabéns a todos vocês e obrigado por compartilhar seu material.
    SUCESSO a todos vocês!

  2. André says:

    Depois que comecei a dar uma olhada por aqui, minha empolgação começou a retornar aos poucos… comecei pegando uns roteiros de uns sitios indicados pra fazer uns testes….
    Valeu aê.
    Abraços

  3. Só falta uns tags no blog pra gente encontrar o que procura de forma mais rápida.

    Mas parabéns pelo trabalho!

  4. Pingback: | SOC! TUM! POW!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: