Apresentando sua arte para o Zap! HQ

APRESENTANDO SEU TRABALHO

Estamos recebendo muitos e-mails de gente interessada em fazer parte do Zap! HQ. Agradecemos muito o contato e o carinho, mas…

(e sempre tem um “mas”)

… quase nenhum está apresentando justamente o que se precisa para ter uma análise: páginas. Sim, páginas de quadrinhos. Só estão enviando ilustrações, pin-ups, etc. Isso quando não é cópia de algo.

Já postamos aqui no blog como enviar trabalhos, mas tentaremos ser mais claros agora.

DESENHISTAS

Para ser um artista de quadrinhos, você precisa DESENHAR PÁGINAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. O erro mais óbvio que vemos na maioria dos testes dos artistas é que eles querem ser artistas de histórias em quadrinhos sem tentar desenhar sequer uma página de quadrinhos, eles só desenham pinups, ilustrações, etc.

Um aspirante a artista de quadrinhos pode conseguir algo a partir de 5,6 páginas de arte seqüencial.

Nas páginas, o artista tem que mostrar que sabe desenhar um pouco de tudo – linguagem corporal, gestos, expressões, roupas reais, pessoas reais, prédios, carros, crianças, animais, coisas molhadas, monstros, super-heróis, mulheres gostosas, naves espaciais, vidro quebrado, perspectiva forçada, iluminação dramática. Algo que reflita o mundo real.

NÃO mande desenhos de personagens parados fazendo nada; sem linguagem corporal, sem expressões faciais, sem gestos, nada que faça o desenho dramático e interessante.

NÃO mande poses copiadas de trabalhos feitos por outros artistas.

Sempre busque uma pose em que os seus personagens estejam fazendo algo, interagindo com alguma coisa ou alguém, ou com o seu meio. O que quer que o personagem esteja fazendo, melhor ainda se for a favor da ação que esteja se desenrolando.

Sempre tente criar um ambiente que vai fazer suas cenas interessantes, algo que irá contar uma história – prédios destruídos, um carro batido, a vítima de um monstro ou vilão ou algo assim. Colocar essas coisas em uma cena torna sua arte mais chamativa, não tediosa. Pergunte a si mesmo: “como eu posso fazer isso de um jeito que mais ninguém faria?” – seja diferente.

Um artista de quadrinhos não só tem que provar que desenha bem, mas também deve – principalmente – mostrar que tem a capacidade de contar uma história com sua arte.

Clique aqui para ter acesso a vários roteiros prontos. Pegue um e crie suas páginas. Se não quiser usá-los, crie alguma sequência original, que vier da sua mente. O importante é que sejam páginas e não ilustrações.

ARTE-FINALISTAS

Pegue uma sequência de páginas a lápis de uns 3 artistas de estilos completamente diferentes, imprima em tamanho A3 em tom de cinza claro ou azul claro e arte-finalize-as. Escaneie-as e envie por e-mail com 72dpi de resolução. Envie também as imagens originais, para comparação.

Na internet é muito fácil achar sequências de páginas inteiras de artistas consagrados.

COLORISTAS

O mesmo esquema dos arte-finalistas, mas enviando as cópias das páginas arte-finalizadas em preto e branco junto com as versões coloridas.

LETRISTAS

O mesmo esquema dos arte-finalistas, mas envie apenas as páginas prontas – em preto e branco ou coloridas – com seus balões, letreiramentos e onomatopéias.

O e-mail de contato do Zap! HQ é contato.zap.hq@gmail.com

Ficamos por aqui e boa sorte!

Anúncios

4 Responses to Apresentando sua arte para o Zap! HQ

  1. Atos Pereira says:

    Ótimo site!

    Se você gosta de mangá ou quadrinhos não deixe de visitar o meu projeto

    Bolim Studio Project
    Quadrinho Brasileiro

  2. Pingback: Cynthia França e Anarquia « ZAP!HQ

  3. Creio, pelo que li, que não me encaixo em nenhuma proposta das que vcs estão publicando no momento, mas se em algum momento passarem a publicarem tiras de humor, conheçam meu trabalho em claytonrabelo.blogspot.com, muito obrigado.

  4. duzitozz says:

    Ola pessoal, gostaria de mostrar meus trabalhos com desenhos de hqs e ilustrações (em aquarela) para artworks e capas. Meu portifólio on é
    http://duzitozz.wordpress.com/category/quadrinhos/

    Agradeço a atenção, e se mesmo não puder fazer parte desta equipe, gostaria que me passassem dicas para que eu possa melhorar mais e mais.

    Muito obrigado

    Douglas Docelino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: