Aula de Roteiro 14

E eis que estamos aqui para a segunda parte das teorias de destrinchamento do Ato II, vendo agora sua segunda metade.

Lembrando que estamos analisando Matrix, no Ponto Central, que divide o Ato II e próprio roteiro em dois, Neo recebeu de Oráculo sua previsão, dizendo que ele não era O Escolhido: “…Mas você tem um importante papel. Em uma mão terá a vida de seu amigo Morpheus. E na outra mão terá a sua vida. E quando isso acontecer, terá que escolher.”

A partir disso temos a segunda metade do Ato II. Na sequência, o próximo bloco entre-pontos:

Neo sai da reunião com a Oráculo. Morpheus diz que o que foi dito a ele é apenas para ele e mais ninguém. Tank avisa Mouse que eles estão saindo. Tank percebe algo estranho, alguma alteração na Matrix e sem seguida Neo vê o deja-vú do gato. Quando Neo diz o que viu, Morpheus e o resto percebem que rolou uma armadilha e agora precisam fugir. Os Agentes entram no prédio com uma força tática tentando achá-los. Morpheus entra em contato com Tank pedindo o fone mais próximo para voltarem à realidade. Enquanto isso, Mouse é fuzilado pelos soldados táticos dos agentes e morre. Morpheus e o outros continuam tentando achar algum meio de sair enquanto os Agentes e seus homens se aproximam. Quando estes chegam lá, Morpheus e o resto aparentemente fugiram. É quando os vemos entre as paredes, perto dos encanamentos, tentando sair sorrateiramente. Porém, devido à poeira – e um pouco de sacanagem óbvia de Cypher – este tosse e um dos soldados ouve, descobrindo onde estão. Tiros. Smith tenta pegar um deles através das paredes, achando Neo. Morpheus entra em desespero porque na cabeça dele, Neo é mais importante. Consequentemente, quebra a parede e encara Smith, dando tempo para os outros fugirem. Smith e Morpheus lutam. Embora faça seu melhor, Morpheus é derrotado e capturado.

É a captura de Morpheus o Gancho II, terminando este bloco de entre-pontos. Vamos para o próximo bloco:

Tank acha um fone para Cypher, que “se perdeu” do resto durante a fuga. Trinity entra em contato com Tank e este fala da situação de Morpheus além de indicar um fone para Trinity. Cypher volta à realidade e atira em Tank e Dozer. Neo tenta falar com Tank através do fone indicado e não consegue. Trinity então tenta e Cypher atende, revelando-se um traidor. Cypher, seguro de que ninguém poderá voltar para detê-lo, canta vitória, filosofando baratamente sobre suas razões de ter traído o grupo. Cypher puxa o plugue de Apoc, matando-o. Em seguida, faz o mesmo com Switch. E para provar que Morpheus estava errado e que Neo não é O Escolhido, ele conseguirá puxar o plugue de Neo, a menos que algo o impeça. É quando Tank reaparece, atirando em Cypher, salvando Neo e Trinity, que voltam para a nave. Enquanto isso, o interrogatório de Morpheus começa por parte do Agente Smith. Morpheus resiste como pode. Tank revela a Neo o esquema de Zion e a senha que Morpheus tem para entrar lá e que se Morpheus ceder, a guerra acaba com a vitória das máquinas. Tank acha que a solução, por pior que seja, é puxar o plugue de Morpheus e quando isso está prestes a acontecer, Neo impede. Ele revela aos dois que não é O Escolhido e que Morpheus, por isso, é mais importante do que ele. Contra todas as chances, Neo decide entrar na Matrix para resgatar o amigo, contando com a ajuda de Trinity.

É essa decisão de Neo que é o Ponto de Virada II de Matrix, acabando com mais um bloco de entre-pontos e, consequentemente, com o Ato II.

Com base no que vimos na aula anterior e o que estamos vendo nessa, acompanhe o diagrama abaixo:

Agora imagine que usemos o Paradigma contendo esses itens: Apresentação, Ponto de Virada I, Entre-pontos I, Gancho I, Entre-pontos II, Ponto Central, Entre-pontos III, Gancho II, Entre-pontos IV, Ponto de Virada II e Resolução.

E imagine que agora temos um filme de duas horas – 120 minutos, portanto, 120 páginas – para contar uma história.

Dessa maneira, seu paradigma ficaria assim:

Viu atentamente? Isso mostra que teremos:

:: ATO I = 30 páginas.

:: PONTO DE VIRADA I ocorre na página 30.

:: ENTRE-PONTOS 1 = 15 páginas.

:: GANCHO I ocorre na página 45.

:: ENTRE-PONTOS 2 = 15 páginas.

:: PONTO CENTRAL ocorre na página 60.

:: ENTRE-PONTOS 3 = 15 páginas.

:: GANCHO II ocorre na página 75.

:: ENTRE-PONTOS 4 = 15 páginas.

:: PONTO DE VIRADA II ocorre na página 90.

:: RESOLUÇÃO = 30 páginas.

Tendo isso em mente, quando for escrever sua história, monte assim:

:: ATO I
Defina quem é o personagem principal. Apresente-o, assim como a situação em que se encontra e o que quer atingir. Mostre o mundo que o rodeia através de seus olhos, seu ponto de vista, sempre usando as ações dele como ferramenta.

:: PONTO DE VIRADA I
Defina qual é o problema principal que o personagem principal enfrentará.

:: ENTRE-PONTOS 1
Desenvolva as consequências iniciais do Ponto de Virada I. Você tem 15 páginas para isso.

:: GANCHO I
Defina o que acontece aqui que seja o primeiro grande acontecimento após o Ponto de Virada I. Lembre-se que o Gancho I tem que ajudar a mover a história para frente e dar suporte ao Ponto Central, mais pra frente.

:: ENTRE-PONTOS 2 = 15 páginas.
Continue movendo sua história para a frente, tendo em mente que você deve levá-la até o que ocorrerá no Ponto Central. Você tem 15 páginas para isso.

:: PONTO CENTRAL ocorre na página 60.
Defina o que acontece no Ponto Central. Lembre-se que ele dá suporte aos Pontos de Virada I e II. Esse é o ponto de virada mais importante depois dos Pontos de Virada I e II.

:: ENTRE-PONTOS 3 = 15 páginas.
Continue movendo sua história para a frente, tendo em mente que você deve levá-la até o que ocorrerá no Gancho II. Você tem 15 páginas para isso.

:: GANCHO II ocorre na página 75.
Defina o que acontece aqui, tendo em mente que tem que ser algo que dê ainda mais suporte para o que aconteceu no Ponto Central e que ainda ajude a chegar no Ponto de Virada II.

:: ENTRE-PONTOS 4 = 15 páginas.
Continue movendo sua história para a frente, tendo em mente que você deve levá-la até o que ocorrerá no Ponto de Virada II. Você tem 15 páginas para isso.

:: PONTO DE VIRADA II ocorre na página 90.
Defina qual é a solução achada pelo personagem principal. Este é o fato que o ajudará a resolver todo o seu problema. Ou caso tenha um final triste, será o acontecimento que impedirá de vez que o personagem principal atinja seu objetivo.

:: RESOLUÇÃO = 30 páginas.
Consequências de todos os acontecimentos do roteiro. É aqui que todas as pontas soltas são amarradas e o roteirista/escritor cumpre a expectativa de seu público.

Difícil? Não, né? Agora você tem a estrutura completa do Paradigma. Pessoalmente, eu costume fazer os seguintes passos quando me proponho a escrever alguma coisa:

1 – Encontro meu tema. “Redenção”. “Vingança”. “Coragem”. Qualquer coisa que seja o que procuro.

2 – Encontro minha linha geral. Por exemplo: “Homossexual resolve assaltar um banco para financiar a operação de mudança de sexo de seu parceiro”. Pra quem não sabe, esse é o mote do filme “Um Dia de Cão”, do Al Pacino.

3 – Com base no meu tema e na minha linha geral, inicio uma pesquisa. O tempo de duração da pesquisa varia muito, de mídia para mídia e de acordo com o prazo que tem para entregar seu roteiro, isso se você tem algum prazo.

4 – Depois da pesquisa, crio meu paradigma seguindo o esquema mostrado acima. Ao criar meu paradigma, defino suas partes na seguinte ordem:

1 – Apresentação.
2 – Resolução (lembre-se, saiba seu final antes do resto)
3 – Ponto de Virada I
4 – Ponto de Virada II
5 – Ponto Central
6 – Defino os Ganchos I e II, sem preferência de ordem entre eles.
7 – Trabalho os Entre-pontos no mesmo esquema dos Ganchos I e II, sem ordem definida.

5 – Deixo o paradigma de lado e crio os personagens, trabalhando sua biografia.

6 – Refino o paradigma, reescrevendo-o. Isso acontece porque, às vezes, com o material de pesquisa e a bio dos personagens escrita, alguma coisa no paradigma sempre acaba mudando.

7 – Com o paradigma definido, começo efetivamente a escrever a história. No meio do caminho, se precisar alterar alguma coisa no paradigma, altero.

8 – Com a história pronta, começa o processo mais importante da arte de escrever histórias: a reescrita. Reescreva quantas vezes forem necessárias. Aqui que o roteiro é lapidado, onde cortes e/ou acréscimos acontecem. Após várias reescritas, você, melhor do que ninguém, sabe quando será a versão definitiva.

Fim do processo de criação de um roteiro.

Agora, tenho algumas idéias de exercícios para você. Acompanhe:

1 – Pegue três filmes que gosta e três filmes que odeia e analise seu paradigma. Encontre o personagem principal, descubra seu objetivo, descubra todos os Pontos de Virada e todo o resto. Analise como a estrutura de cada um deles foi criada. É importante pegar não apenas obras que gosta, mas também as que não gosta para saber o que você realmente odeia no filme e o que teria feito de diferente.

2 – Faça o mesmo com séries de TV que não necessitam de continuação no episódio seguinte. Tipo Friends, Newsradio, Two and a Half Men, entre outros.

3 – Faça o mesmo exercício com a história “Nova Ordem Mundial”, da Liga da Justiça, por Grant Morrison, analisada em aulas prévias do Zap! HQ. Descubra seus Ganchos I e II, Ponto Central, tanto da história como de cada capítulo. Estão lá, garanto a você. Não as contei justamente pensando nas duas aulas sobre o Ato II para deixar para você a tarefa de descobrí-los.

4 – Faça mais uma análise de paradigma com alguma outra obra das HQs que curte. Só não vá começar por Watchmen, vá com calma, não dê uma de masoquista.

Na próxima aula começaremos a ver uma série de características da HQs de modo a encaixar todo o paradigma mais facilmente em suas características.

Anúncios

2 Responses to Aula de Roteiro 14

  1. Slayer says:

    mais uma vez, um exelente trabalho

    …….simplesmente obrigado..^^

  2. Douguk says:

    Emílio, só tenho a te agradecer. Acho que em todos os sites que já pesquisei, nunca vi nada tão completo como aqui no blog do Zap. Obrigado mesmo e por favor não pare com as aulas, acho que o que você está fazendo aqui é muito importante, tem muita gente que quer aprender – me incluo nesse bolo – e não tem essa oportunidade.
    Vou continuar lendo e acompanhando não só as aulas como também o lançamento das HQs pelas quais espero muito :) Obg novamente e até mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: