ZAP HQ – Nova iniciativa de quadrinhos nacionais.

Estou sou eu.

Este sou eu.

Olá, tudo bom? Espero sinceramente que sim.

Anos de conversa que tive aqui e acolá com editores, quadrinhistas, políticos e empresários fez um maldito brainstorm dentro de mim. Junte isso a alguns anos de pesquisa pesada sobre o quadrinho brasileiro e cavucando a eterna briga entre aspirantes a quadrinhistas e editores sobre como lançar uma boa hq nacional me fizeram com que uma idéia que teimava em ficar no papel virar realidade.

Vejo em todo lugar aspirante a quadrinhista reclamando que não tem espaço para publicar e editores reclamando que a evidente falta de qualidade daqueles que buscam um lugar ao sol faz com que tenham que soltar o temído “não, obrigado”.

Eis que surge o Zap HQ!, nova iniciativa de quadrinhos nacionais, cuja intenção é o desenvolvimento de quadrinhos nacionais de qualidade. Futuros planos – lutarei para isso! – incluem a criação de uma editora com o nome e marca do Zap HQ!.

A idéia inicial – e quando digo inicial, com certeza não ficará só nisso aqui – é montar equipes criativas para a criação de boas séries, one-shots ou qualquer outro formato que um quadrinho possa tomar, independente do estilo. Tal linha de pensamento surge do fato de ser difícil conseguir juntar uma equipe criativa entrosada, comprometida e, acima de tudo, profissional.

Pra quem não me conhece, sou Emílio Baraçal, atualmente na versão 2.9, mas já tendo upgrade em setembro e estou no mercado de comunicação, nas áreas gráfica e áudio visual desde 1995. Atuo com roteiros desde 1996 e sou graduado em diversos cursos na Quanta Academia de Artes, em São Paulo, capital. Traduzi roteiros durante um tempinho para a Glass House Graphics Brasil, agência de quadrinhos norte-americana (tanto é que um querido ex-aluno meu, Leonardo Oliveira, é o atual manager da filial brasileira). Escrevi sobre cinema – entre artigos, biografias e críticas – música e comportamento para os extinto site A ARCA (como fixo) e o extinto portal AOL, o portal Uol (esporadicamente nos dois últimos). Ministrei cursos de desenho para o SESC – Santos, ABRA (Academia Brasileira de Arte), Escola Oficina de Artes e diversos cursos e oficinas rápidas tanto de desenho quanto de roteiro para as prefeituras de Santos e São Vicente. Atualmente, além de criar o curso de Roteiro para Cinema, TV, HQ, Teatro e Literatura da Tecnoponta Treinamentos, desenvolvo conceitos de séries de HQs para serem publicadas por editoras da área.

Tenho os contatos na área e tenho como publicar. Dessa forma, se você desenha, pinta, arte-finaliza, faz as letras e balões e/ou qualquer outra coisa que seja preciso para tornar um quadrinho realidade, entre em contato comigo no e-mail emiliobaracal@gmail.com

Já tenho coisas engatilhadas. Já tenho gente comigo nessa. E há espaço para mais gente. Só precisamos juntar forças para que coisas boas saiam daí.

Em breve haverá posts com várias informações sobre o que ando desenvolvendo com algumas pessoas bem bacanas.

Um abraço!

4 Responses to ZAP HQ – Nova iniciativa de quadrinhos nacionais.

  1. Boa iniciativa Emílio! Faz um tempão que nao te vejo nem falo com você, mas pegando uma coisinha ou outra deu pra acompanhar que o negócio é sério, se todo mundo levar a sério também, com certeza vai sair coisa boa! boa sorte, tem todo o meu apoio!

  2. Andréa Sanae says:

    Ai que bonitinho!!! Nem preciso dizer que estou orgulhosa, né?!

  3. Daniel Muniz says:

    a proposta é iper interessante… mas espero que de certo.
    estou na torcida!

  4. Rafael says:

    Estou produzindo o meu roteiro, espero que um dia nos conheçamos para discutirmos negocios IUHEUIEHEIEHEHE vleew \oo

Deixe um comentário

