Mostrando trabalhos.

Quer saber como mostrar seus trabalhos?

A parte mais importante de seu portfolio são as amostras de páginas seqüenciais. Um aspirante a artista de quadrinhos (desenhista, arte-finalista, colorista e letrista) pode conseguir um trabalho a partir de 5 ou 6 páginas de arte seqüencial.

Você pode usar qualquer grupo de personagens conhecidos e reconhecíveis de qualquer universo de quadrinhos.

O artista tem que saber desenhar um pouco de tudo – linguagem corporal, gestos, expressões, roupas reais, pessoas reais, prédios, carros, crianças, texturas, animais,  monstros, super-heróis, mulheres gostosas, naves espaciais, vidro quebrado, perspectiva forçada, iluminação dramática e mais um monte de coisas. Tem que passar a sensação de que a vida real existe em suas páginas.

Não faça desenhos de personagens parados fazendo nada. Tem que ter alguma expressão corporal, facial; algo que seja dramático. Não copie poses de outros artistas.

Trabalhos de desenho ou arte-final: envie jpgs em formato grayscale em tamanho 100% e resolução de 72 dpis e com ótima qualidade.

Trabalhos de cores: envie jpgs em formato RGB em tamanho 100% e resolução de 72 dpis e com ótima qualidade.

PROFISSIONALISMO É essencial que você tenha uma perfeita e honesta auto-crítica e compare o seu trabalho com os de profissionais conhecidos e apenas envie seu portfolio caso esteja no mesmo nível ou quase. Nunca envie material que não seja o seu melhor exemplo de trabalho atual. Se você quer fazer quadrinhos, mande páginas de quadrinhos; ou seja, esqueça pôsters, pin-ups e quaisquer outros tipos de arte. No caso de arte-finalista e colorista, envie junto amostra dos originais para avaliação. É essencial que você tenha noção de todos os nuances e significados da palavra “profissionalismo”.

Leu tudo com atenção? Fez uma auto-avaliação? Está com vontade de embarcar na criação de um projeto co-autoral com este roteirista que vos escreve? É só seguir os detalhes acima e enviar para emiliobaracal@gmail.com

Anúncios

6 Responses to Mostrando trabalhos.

  1. marcos inoue says:

    Olá Emilio, tudo bem?

    Curiosidade apenas, como o projeto em geral pretende se manter? % de lucro sobre vendas em banca/livraria?

    Os desenhistas/roteiristas são remunerados? Pelo menos simbolicamente nesse início de projeto mas gradualmente aumentando a remuneração com a vendagem? (que seria tambem % nas vendas ou um valor por página roteirizada/desenhada?)

    Há outros desdobramentos além do meio impresso?

  2. Herbert says:

    Ops! precisa nessessariamente que voce seja o roteirista das Hqs?

    • zaphq says:

      Olá Herbert, tudo bom? Não é que “precisa necessariamente que eu seja o roteirista”, mas é que o time, que conta além de mim com Carlos Eduardo Corrales e Alexandre Dias já está fechado. O projeto é para um universo fechado de HQs. As quatro linhas de história – Anarquia, Os Bandeirantes, Cosmos e Arkanus – fazem parte do mesmo universo. Como maneira de evitar erros de continuidade e com fins de criar uma cronologia da melhor maneira possível, o time de roteiristas precisa ser fechado para criar um entrosamento.

      Por isso buscamos apenas artistas atualmente. Entretanto, com o projeto engrenando, mais pra frente temos intenção sim de abrir vagas para roteiristas. Apenas não é o momento.

  3. Pingback: Novo e-mail de contato do Zap!HQ « ZAP HQ!

  4. ricardo says:

    e pra quem quer trabalahr com tiras de jornais? o procedimento é o mesmo?

    • zaphq says:

      Olá Ricardo, tudo bom?

      Infelizmente nós não trabalhamos com tira para jornais. Para proceder com tiras de jornais, cada diário tem sua política editorial, então o lance é entrar em contato individualmente com o editor do caderno de cultura do jornal onde quer mostrar seu trabalho.

      Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: